Aproxima-se de novo o final de um ano. E com ele vêm presentes, união da família, união de amigos, união de outras uniões. Era bom se funcionasse realmente assim…
Na verdade o que eu vejo são coisas um pouco diferentes. Nos últimos natais discussões sobre quem não dar presentes nesse ano. “Quem não deu o ano passado, este ano também não leva de nós”, “Vamos oferecer um porque o ano passado também nos deram”.
No fundo a oferta de presentes passa a ser algo sentido como obrigatório e, tudo o que é feito como obrigação, tendo em conta que a vida está um pouco mais cara, torna-se um factor de aumento de stress, nervosismo, falta de paciência, etc.
Entre a família é um caos para saber como dividir as dívidas para as refeições natalícias de forma justa. É um espírito Natalício fantástico…
União de amigos? Bem, no que toca a mim, vejo-me obrigado a escolher entre estar com uns ou outros, pois há sempre que não goste de outro e sejam feitas festas separadas. Quem escolher? Não é justo dizer que sou mais amigo deste ou daquele. Posição que, infelizmente, tem de ser tomada, pois seria triste passar o ano sozinho.
Por outro lado, festas de jovens nos dias de hoje, acabam por ser um poço de vómito e acabadas com o cheiro a álcool. E se for ao ponto máximo, alguém no hospital. Bem, por vezes corre bem.
Tenho noção do que vejo. Mas não deixo de me querer divertir e desfrutar o melhor possível. Tudo pode melhorar se todos mudarmos o nosso estado de espírito e estivermos preparados para contribuir para uma festa em família e com amigos ao nosso lado; se mudarmos os nossos comportamentos egoístas e esquecermos os pontos negros de cada um.
É um momento de sorrirmos em conjunto e tomarmos consciência de que temos pessoas importantes à nossa volta. E não é apenas sorrir com elas nestes dias. É preparar um sorriso para continuar a viver com essas pessoas um novo ano. É desejar estar o próximo ano com estas pessoas que te fazem feliz.
Como tal, desejo a todos um Bom Natal e um Bom Final de Ano
E que nos vejamos por aí (com um sorriso)
2 comentários:
Tenho a sorte de nao ter esses problemas na familia (especificamente nesta altura do ano)
mas olha, na passagem d'ano vamos la abaixo beber uma cafézada e whatnot!
Com certeza! ;D
Enviar um comentário