Jogar a vida é o que tento fazer todos os dias. Sim, que a vida não passa de um jogo para mim. Mas é um daqueles que podes morre apenas uma vez e o jogo acaba imediatamente.
O que é importante referir é que o meu objectivo de jogo é terminá-lo a cem por cento: ver tudo o que há para ver, saber tudo o que há para saber, fazer tudo o que há para fazer.
Obviamente que não se compara à dimensão desses jogos para as consolas, que não passam de pequenas conquistas para os jogadores. Não se apercebem geralmente que existe um jogo mais interessante e dedicam tanto tempo a algo ínfimo. Chegam até a usar truques para facilitar a passagem de certos obstáculos; qual é o interesse em conseguir algo com tanta facilidade? No meu jogo isso corresponde aos valores morais e à ética. E desrespeitá-los é o que considero de "batota". Essas leis e valores são basicamente as regras do jogo e desrespeitá-las é simplificar e, como tal, perde o interesse.
É importante que olhemos à nossa volta e que percebamos que estamos num espaço, que o tempo vai passando. As nossas acções têm consequências, as quais podem alterar este espaço. Como tal, é importante que seja alterado apenas da melhor forma e isso consegue-se agindo de forma correcta. Há certamente umas melhores que outras, nuns ou noutros aspectos. E aí é que está o interesse do jogo: somos nós que tentamos adaptar o melhor caminho ao longo do jogo. Se acharmos que nos enganámos podemos sempre tentar compensa os erros mais tarde.
No entanto, é necessário perceber que este jogo é interactivo e existem muitos outros jogadores. Acabarmos com o jogo de alguém não pode ser corrigido, nem compensado. Se nos obrigassem a parar de jogar certamente não iríamos gostar, principalmente se estivéssemos a descobrir algo novo. O problema é que se o fizessem, neste caso, nem teríamos oportunidade de nos apercebermos...
É assim que encaro a vida, uma busca de conhecimento, uma luta pela procura do que está escondido neste espaço de dimensão "infinita". Sei que nunca terei o conhecimento total, mas ao tentar chegar a ele, algum conseguirei obter; e fico feliz por o conseguir. Afinal, se for um dos que mais longe for neste jogo, não serei perfeito, mas serei grande ao pé de muitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário